quinta-feira, 4 de agosto de 2011

João Machado Ferreira, devoto de Nossa Senhora das Neves

O João Machado Ferreira que ofereceu o ex-voto da baqua à Senhora das Neves aparece nos registos paroquiais dos anos trinta a cinquenta quer do Outeiro Maior quer de Bagunte. Era natural do Porto, da freguesia de S. Nicolau, e tinha em Cavaleiros o encargo de feitor ou administrador. Como os seus apelidos de Machado e Ferreira são apelidos dos Senhores de Cavaleiros, podia-se pensar que fosse nobre, mas não era.
Ilustração 7 Assento de baptismo de Maria das Neves. Repare-se que contém a assinatura do avô.
Uma neta de João Machado Ferreira foi baptizada como Maria das Neves, em honra de Nossa Senhora desta invocação. Veja-se:

Maria das Neves, filha legítima de Manuel José Cabral e de sua mulher, Maria Josefa Joaquina, assistentes na Quinta de Cavaleiros, desta freguesia, neta pela parte paterna do capitão António da Silva Cabral e de sua mulher Ana Maria de Jesus, moradores na cidade do Porto, ao padrão de Belmonte, da freguesia da Vitória, e pala materna de João Machado Ferreira e de sua mulher, Rosa Maria da Silva, assistentes na mesma Quinta de Cavaleiros e moradores na mesma cidade do Porto, na freguesia de S. Nicolau, nasceu aos 11 dias do mês de Outubro de 1753 anos e foi baptizada solenemente por mim abaixo-assinado aos 17 dias do dito mês e ano. Foram seus padrinhos o sobredito João Machado Ferreira e Nossa Senhora das Neves, sendo tocada com a sua coroa. Foram testemunhas o Rev. D. Rodrigo de S. João, vigário de Parada, e seu paroquiano, Rev. P.e Manuel António Lopes, e muitos mais eclesiásticos que presentes estavam. E por ser verdade fiz o presente assento, dia mês e ano ut supra.

Este ajuntamento festivo, embora ocorresse na Igreja Paroquial do Outeiro Maior, não deixava de constituir também uma homenagem a Nossa Senhora das Neves.
De notar que o documento tem a assinatura de João Machado Ferreira.

A invocação da Senhora das Neves é conhecida em Roma, na Basílica de Santa Maria Maior, desde tempos muito recuados.
Ilustração 8 “Milagre que fez Nossa Senhora das Neves a Domingas Gomes, mulher de Domingos Gomes, moradora na freguesia de Balasar, termo de Barcelos, que estando a dita mulher muito doente de uma febre perigosa se ofereceu (leitura duvidosa) a Nossa Senhora das Neves, bebendo água da sua fonte, e logo teve saúde. 1701”.

Sem comentários:

Enviar um comentário