quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Roubaram a imagem da Senhora das Neves


Em meados de 1938, a imagem da Senhora das Neves desapareceu. Roubaram-na, com toda a certeza. A capela pertencia então ao Sr. Bessa, que era o pai de Agustina Bessa-Luís.
Veja-se a notícia d’A Voz da Póvoa onde encontrámos esta informação:

No lugar de Corvos da vizinha freguesia de Bagunte, há a ermida de Nossa Senhora das Neves, vínculo da Quinta de Cavaleiros, hoje pertença do Sr. Bessa, ex-arrendatário do Casino dessa praia (entenda-se, Póvoa de Varzim). Há tempos, a imagem, a que estão ligadas interessantes tradições, desapareceu, ignorando-se o seu paradeiro. Iria para algum museu? Nada se sabe. A família bem mandou proceder a investigações, que não deram resultado. Por esse motivo, a festa que costuma realizar-se anualmente no dia 5 de Agosto foi adiada.

Agustina Bessa-Luís, à data, tinha 16 anos e já devia andar muto longe da Casa da Quinta de Cavaleiros, onde de facto chegou a viver. Mas ela havia de recordar os tempos da adolescência lá passados. Para o presente caso, interessa o conto O Soldado Romano, onde é mencionada a Senhora das Neves:

Entre as alegrias de que só participavam as raparigas, estava o passeio à Senhora das Neves. A capela da Senhora das Neves estava à beira duma floresta e tinha no altar-mor uma imagem antiga, de madeira, que não media mais de dois palmos.
Num bauzinho verde estava um enxoval completo da Senhora das Neves. Era mudada todas as semanas e, tanto eu como a Alicinha, não sabíamos que mais admirar – se a riqueza dos vestidos ou das jóias que eram ofertas dos fiéis e que tinham mais de quinhentos anos. Por tudo isso, a Senhora das Neves era muito cobiçada. Assaltavam a capela de vez em quando, mas não encontravam o bauzinho verde que estava bem guardado.

Curioso que se refira também a roubos, como o P.e Leopoldino.
Em Março de 1939, foi interditada, como noticiou o mesmo P.e Leopldino:

O Sr. Arcebispo Primaz interditou a capela da Senhora das Neves, sita no lugar de Corvos, da vizinha freguesia de Bagunte, devido a certas irregularidades ali praticadas depois do desaparecimento da imagem da Senhora.

A Ermida da Senhora da Piedade e a da Senhora das Neves

Em Balasar havia duas capelas de invocação mariana, a da Senhora da Piedade, que ficava no Casal, e a da Senhora da Lapa, na Quinta de D. Benta. A da Senhora da Piedade foi demolida em 1919; a da Senhora da Lapa tem o interior em ruínas. Assim, hoje, o templo mariano mais próximo da freguesia é agora a Capela da Senhora das Neves.

Sem comentários:

Enviar um comentário